segunda-feira, 30 de maio de 2011

Rosbife com manteiga, ervas e anchovas.

O Rosbife pode ser feito com diversos cortes de carne, como Filet Mignon, Contra Filet e até Lagarto (também chamado Tatu em algumas regiões do Brasil). Ocorre que, passeando pelo açougue do mercado, uma peça de Maminha piscou para mim. Um verdadeiro mimo. A danadinha era pequenina, do tipo mignon, com uma capa de gordura na medida certa e, ainda por cima, com um leve marmorizado de gordurinha extra nas fibras. Com isso, preparei o  Rosbife com esta pequena jóia. 

Ingredientes
1 peça de maminha
Sal e pimenta do reino
100 gramas de manteiga
1 raminho de tomilho
1 folha de salvia
1 raminho de alecrim
4 filés de anchovas (prefira as conservadas em óleo)
Azeite


Modo de Fazer

A manteiga temperada.
Retire a manteiga da geladeira com ao menos uma hora de antecedência. Pique bem as ervas e reserve. Em um pilão macere as anchovas previamente picadas. Com um garfo incorpore as anchovas maceradas e as ervas na manteiga. Retorne-a à geladeira.

A carne
Tempere a peça de carne com sal e pimenta do reino e a deixe descansar por ao menos 20 minutos. Amarre-a firmemente com um barbante passado por sua volta. Em uma grande frigideira coloque azeite com um pouquinho de manteiga e doure a carne, virando-a constantemente, em fogo moderado, por cerca de 40 minutos. Esse tempo pode variar, minha maminha, como falei, era de tamanho pequeno, foi preciso apenas 30 minutos para que ela chegasse ao ponto, mas se sua peça pesar um quilo ou mais o tempo deverá ser de 40 a 50 minutos. Retire o barbante e deixe descansar por 10 minutos antes de a cortar. Distribua a manteiga temperada sobre as fatias de carne e sirva. 

Para acompanhar esse prato sugiro um espumante espanhol (Cava)  María Brut de Codorníu, um par perfeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário